orientação curriculares para ensino medio
SECERTARIA DO ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITARIO DE BARRA DO BUGRES
FACULFADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS
CURSO DE LICENCIATUTA EM MATEMATICA
PROFESSORA: Ana Claudia Lemes de Morais
ACADEMICA: Rosimar Pereira da Silva RA: 13. 1. 49.21
DISCIPLINA: Seminário Avançado I
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
BRASIL. – Brasília, Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica 2006. 135p (Orientações Curriculares para o Ensino Médio; volume 2)
O documento estudado fornece Orientações para professores de matemática do ensino médio.
O capitulo 1 descreve sobre orientações curriculares, escolha de conteúdos e como devemser trabalhados. Os conteúdosdividem –se em quatro blocos: números e operações, que deve capacitar os alunos a solucionar problemas do dia a dia, funções onde são estudados modelos lineares trigonometria ,entre outros; Geometria que engloba a geometria analítica possibilitando a articulação da geometria com a álgebra; analise de dados e probabilidade, envolve coletas de dados, organização e construção de tabelas e gráficos.
O capitulo 2descreve a metodologia de ensino contrapondo suas correntes sendo que a primeira considera o ensino como transmissão de conhecimento e aprendizagem como acumulo de conhecimento, a segunda refere-se a resolução de situações problemas nesse processo o professor entra como mediador do conhecimento.
No terceiro capitulo mostra o uso da tecnologia no processo de aprendizagem;
O 4º capítulo refere-se a organização curricular e ao PPP ( Projeto Político Pedagógico) estes devem ser organizados de acordo com a realidade de cada instituição. O currículo do ensino médio deve promover a interação interdisciplinar para possibilitar a construção coletiva do conhecimento.