Etica
Um princípio fundamental de educação para o trabalho é a de que as pesoas precisam aprender a cuidar. Cuidado aqui significa importar-se com o outro. Esse outro aparece em diferentes instâncias. Refere-se a pessoas, companheiros de trabalho e beneficiários de produtos ou serviços. Refere-se a matérias utilizadas no trabalho. Refere-se a ferramentas e equipamentos. Refere-se ao ambiente onde o trabalho é realizado. Refere-se a padrões social e historicamente criados por uma comunidade de prática.
A ética do cuidado não se restringe à educação moral das pesoas. Ela tem desdobramentos no nível de concepção dos cursos oferecidos. Mais concretamente, ela tem repercussão nas concepções dos ambientes de trabalho-aprendizagem.
Hoje mais do que nunca se faz necessária uma ética do cuidado, porque tudo está descuidado. A cada dia cerca de 20 espécies de seres vivos desaparecem de forma definitiva dada a presença agressiva do ser humano. Ele se fez um homicida das grandes expressões da biodiversidade da vida". As palavras são do teólogo e escritor Leonardo Boff, em suas reflexões no Espaço Cultural CPFL.
Ao participar das discussões sobre a vertigem do mundo contemporâneo, que produz desencontros e provoca dúvidas quanto ao próprio futuro da vida na Terra, Boff propôs o resgate da ética e do sentido da responsabilidade humana com relação ao equilíbrio perdido da natureza. "Não existe meio ambiente. Existe ambiente inteiro", alertou, para definir: "Esse ambiente inteiro é a comunidade de vida da qual somos parte e parcela, com a responsabilidade e missão de cuidar disso".
Para Boff, é urgente a correção de rumos, uma revisão de postura das ações humanas em relação à biodiversidade, à atmosfera, para que seja garantida a continuidade da vida. Ele lamentou: "O ser humano veio sistematicamente agredindo e pilhando os recursos da natureza. Só que hoje ele chegou a um limite. A continuar essa lógica, ele pode ir ao encontro do pior.