Etica
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
Ética a Nicômaco
Esse é o nome do livro de Aristóteles onde ele expôs seu conceito sobre a ética.
Em sua ética Aristóteles visa o bem humano, esse bem é determinado por dois fatores:
Um fator constante, a natureza humana
Um fator variável, o contexto
Para determinar o bem que caracteriza a atividade própria dos humanos Aristóteles analisa as distintas funções do composto humano. A primeira delas é a vida. Mas a vida é comum aos homens, aos animais e as plantas. A segunda função é sentir. Mas sentir é comum aos humanos e aos animais. A terceira função é a razão. Esta é que diferencia os humanos das demais espécies, então agir de forma racional é a natureza humana. A razão deve dirigir e regular todos os atos humanos. E nisso consiste essencialmente a vida virtuosa. E, para o filósofo, o fim último de uma vida virtuosa é ser feliz. Portanto, a felicidade tem que ser o correto desempenho do que lhes é próprio: o uso correto da razão.
Aristóteles acredita que a atitude ética também consiste no contexto, na situação. Aristóteles respeita o relativismo cultural, ou seja, respeita as diferente culturas, entao certa ação pode ser ética em uma região e ser anti-ética em outra região de cultura distinta.
Exemplo:
Na arábia é anti-ético as mulheres usarem roupas que mostrem e/ou valorizem seu corpo
Na américa é ético as mulheres usarem roupas que mostrem e/ou valorizem seu