protoozes
Nas periferias e nas zonas mais remotas do Brasil os casos que atingem o povo são de aproximadamente 500.000 casos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde ) divide as doenças em três níveis, são elas :
Nível 1: Doenças Globais, são essas doenças que todas as classes econômicas são atingidas. A industria farmacêutica aplica investimento na produção de remédios a esse nível, por causa do uso da classe alta no uso desses produtos.
Nível 2: Doenças negligenciadas do tipo 1; são doenças que afetam a grande maioria da classe pobre e uma menor parte da classe rica. Neste caso ainda há um investimento na produção de remédios, por ainda serem de uso de uma classe maior.
Nível 3: Doenças negligenciadas do tipo 2; são doenças que afetam os grupo da classe pobre, que no qual a industria farmacêutica não investe pesquisa para o tratamento dos pobres, por não ter uma movimentação econômica em relação aos outros tipos de doenças. As pesquisas existentes são antigas e atualmente não há inovação nas mesmas.
A lista de doenças consideradas negligenciadas varia de um país para outro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aplica maior esforço em dois maiores grupos: Doenças tratáveis (Ex. Esquistossomose, Dengue, etc), e doenças que ainda não possuem tratamento e que precisam de maiores cuidados (Ex. Leishmaniose e doença de Chagas, etc)
Malaria
A malária é considera uma das mais graves doenças na humanidade. Os casos da malária ocorre em 110 países e ameaça em sua grande parte os povos mais carente.No Brasil 97% dos casos são registrados na região amazônica, o desmatamento é