Etica
Extraímos daí a importância dos costumes sociais e da religião como principais guiadores das atitudes sociais da época. De certa forma, como particular, o indivíduo acaba por ser consumido pelo grupo social, pois não lhe restava opção senão a observância criteriosa destas regras, impostas de forma severa pela própria sociedade. Aquele que as desobedecesse seria punido, conforme os costumes, pela própria sociedade.
Ao mesmo tempo, relatos demonstram a soberania dos indivíduos com relação à maioria dos assuntos públicos, cabendo aos cidadãos, em assembléias populares a decisão sobre a paz ou a guerra, por exemplo.
Vale observar ainda que a sociedade da época apresentava-se de forma hostil àqueles que exerciam ofícios mecânicos ou comerciais, sendo este um dos aspectos diferenciadores da sociedade contemporânea, pautada na supremacia do capital e no consumo.
· Ética – Sócrates, Aristóteles e Platão;
· Ética – Moral, usos e costumes;
Regras de Comportamento Humano: Usos, costumes, moral e leis.
Nem sempre o que a nossa consciência nos diz sobre como devemos agir está correto. Por isso, em todas as sociedades existem quatro princípios que servem como diretrizes, para a manutenção da ordem da vida em grupo, nos traçando as regras comportamentais que devemos obedecer no intuito de obtermos a respeitabilidade perante a sociedade em que vivemos. São eles: Usos, costumes, moral e leis. Ter conhecimento sobre estas regras