Etica
1)Explique à afirmativa: Vivemos um determinismo, onde o homem nasce bom e o mundo social o corrompe?
Sim, porque hoje o mundo nos faz agir de forma contrária corrompendo o certo, em algumas situações somos levados a cumprir regras pré-estabelecidas, como regras na faculdade, regras no ambiente de trabalho, na qual podemos ver algo errado e não podemos agir da forma correta. Durante o filme ficou claro quando o professor vive uma situação errada e não pode fazer nada a respeito e mesmo assim por determinação do seu superior que o impôs a condição de agir de forma contrária, fazendo que o professor fosse contra sua própria ética.
2)Discuta a afirmação: “O Caráter do homem é o seu destino”!
Sim. Durante o filme o professor com uma atitude equivocada nos lembra de que somos responsáveis por muitos outros destinos que não o nosso, queiramos ou não. Pequenos atos equivocados, até com a melhor das intenções podem resultar em caminhos muitos distintos para os envolvidos, quando projetados no longo prazo, o destino de cada pessoa pode ser traçado pela força com a qual cada indivíduo a aplicava nos afazeres cotidianos, nas práticas rotineiras, na história de vida.
3) Discuta tendo como referência o cap. 5 do Livro de Vazquez: Responsabilidade Moral, Determinismo e Liberdade, se cada ação gera uma consequência?
Sem duvida. O problema da responsabilidade moral é estarem ligadas as necessidades e a liberdade humana. Para responsabilizar alguém por determinado ato é necessário admitir que o agente possua livre arbítrio para realizar tal ato. O comportamento humano é determinado a sua liberdade e depende da vontade do seu ego, o determinismo impõe ao homem a corromper seus atos diante de situações inesperadas.
4)Na opinião do grupo, foi correta a atitude do prof. Hundert em classificar o aluno Sedgwick para a final do torneio Sr. Júlio César?
Não, porque ele era um ótimo professor e