Empreendedorismo
Despertar o espírito empreendedor, fornecendo subsídios, informações e conhecimentos para formar uma cultura empreendedora, para que o mesmo possa se lançar com segurança no mundo dos negócios que irá criar, transformando seus projetos em realidade e consolidando-os no mercado.
Empregabilidade: o desafio do fim do emprego
Bridges (1995:5) afirma que "os empregos estão desaparecendo, não até que os tempos melhorem, mas definitivamente hoje não é apenas um certo número de empregos de certas áreas econômicas, ou empregos de alguma parte do país. O que está desaparecendo é a coisa em si: o emprego.
Já Rifkin (1995:XVII) afirma que "o desemprego global atingiu agora seu nível mais alto desde a grande depressão da década de 1930. Mais de 800 milhões de seres humanos no mundo estão desempregados ou subempregos. Esse número deve crescer acentuadamente até o final do século [...]. Estamos entrando numa nova fase na história do mundo - em que cada vez menos trabalhadores serão necessários para produzir bens e serviços para a população global". Além disso, afirma que "emprego cada dia menos, trabalho cada dia mais".
O que é empreendedorismo?
Apresar de popularizado através da importação do inglês, entrepreneurship, o empreendedorismo vem de "entrepreneur", palavra francesa que era usada no século XII para designar "aquele que incentivava brigas", dando origem a palavra inglesa entrepreneurship, utilizada para designar o comportamento do empreendedor. Para Dolabela (2000a:43), a palavra empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship, e utilizada para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e seu universo de atuação.
Empregabilidade: o desafio do fim do emprego
Um primeiro exemplo de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Pólo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor, Marco Pólo assinou um contrato