Etica
Filosofia pode ser entendida como investigação, argumentação, análise, discussão, formação e reflexão das idéias sobre o mundo, o homem e o todo.
Atitude filosófica implica na indagação sobre o que, como e por que a coisa, a idéia ou o valor é.
A atitude filosófica apresenta uma característica negativa e positiva. Estas características são respectivamente dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos; e interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
A face negativa e a face positiva da atitude filosófica formam atitude crítica e pensamento crítico.
De acordo com o Dicionário Aurélio, código significa coleção de regras e preceitos, norma, regra, lei.
Ética é definida como conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade, a saber, valores e obrigações para a conduta de seus membros.
Ética ou Filosofia Moral tem o mesmo significado e podem ser entendidas também como características pessoais de cada um que determinam quais virtudes e quais vícios cada um é capaz de praticar.
Os constituintes do campo ético são agente consciente, consciência moral, vontade, virtude ou conduta moral.
Aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício é o agente consciente.
São exemplos de senso moral vergonha, remorso, culpa, contentamento, indignação.
Dizer o que as coisas são, como são e por que são, define o juízo de fato.
Avaliação sobre coisas, pessoas, situações, proferido na moral, nas artes, na política e na religião diz respeito a juízo de valor.
O preâmbulo do Código de Ética do Administrador define ética como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual. Esta busca refere-se ao comprometimento com a qualidade do serviço prestado e aprimoramento intelectual de acordo com normas de conduta profissional.
De