Instrumentos financeiros
NOÇÕES GERAIS E DETALHAMENTO DE NOTAS EXPLICATIVAS
ÍNDICE
1– Introdução
2– Definições
3– Classificação e mensuração de instrumentos financeiros
4– Operações de hedge – Hedge Accounting
5– Informações para as demonstrações financeiras anuais 5.1 – Exemplo de notas explicativas publicadas
6– Bibliografia
1 – Introdução
A conversão das normas contábeis brasileiras para atender aos padrões internacionais (International Financial Report Standards – IFRS) tem contribuído para o desenvolvimento do mercado brasileiro. Com esta mudança a utilização dos instrumentos financeiros tem sido cada vez mais frequente.
O uso adequado dos instrumentos financeiros mitiga o risco de algumas transações, melhora os resultados da empresa e pode aumentar sua rentabilidade. Em contrapartida, o uso descuidado de tais instrumentos pode acarretar prejuízos. Estas implicações demonstram que os impactos que as operações com instrumentos financeiros são significativos e precisam de um adequado monitoramento e controle.
2 – Definições
Um instrumento financeiro é um contrato entre duas ou mais partes interessadas em um objetivo comum. Tais contratos, e consequentemente os instrumentos financeiros, assumem infinitas formas e não precisam estar escritos.
Um instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Ativo financeiro é qualquer ativo que seja: • Caixa; • Instrumento patrimonial de outra entidade; • Direito contratual; • Um contrato que seja ou posa vir a ser liquidado por instrumentos patrimoniais da própria entidade.
Exemplos de ativos financeiros: dinheiro, aplicações em depósitos bancários, contas a receber, empréstimos concedidos a outras entidades.
Passivo financeiro é qualquer passivo que seja: •