Materiais para aplicações biomédicas
UHMWPE - Ultra-High Molecular Weight Polyethylene (Polietileno de Massa Molecular Extremamente Alta)
O polietileno é o polímero mais utilizado em nosso cotidiano. Pode ser encontrado em várias aplicações, desde embalagens, frascos de xampu e de iogurtes, assim como em coletes à prova de bala. É um material versátil, com a estrutura mais simples de todos os polímeros comerciais. Uma molécula de polietileno consiste em uma larga cadeia carbônica.
O tipo de polietileno mais utilizado em biomédica é o polietileno de alta densidade e elevado peso molecular (Ultra High Molecular Weight Polyethylene - UHMWPE), que possui propriedades físicas e mecânicas melhoradas e que quase não tem ramificações, possuindo uma cadeia extremamente longa.
O UHMWPE possui um conjunto de características, por ser processado através da polimerização, que o torna bem superior aos outros plásticos: boa resistência à abrasão, resistência a fissuras, fraturas, além de ser auto lubrificante e absorver ruídos. Outras duas características imprescindíveis no seu uso ao nível biomédico são as propriedades antioxidantes e o fato de ser biocompatível. Por isso, é maciçamente utilizado na produção de próteses de rótulas e quadris e na junção do osso a próteses de outros tipos de material, pois é um material com pouco atrito.
[pic]
Hidroxiapatite
A composição e a estrutura deste material são tão semelhantes com a do osso que este começa a crescer com ele, então quando há reconstrução do osso, é colocada uma camada de cerâmica de hidroxiapatite, que é formada por fosfato de cálcio cristalino e representa um depósito de 99% do cálcio corporal e 80% do fósforo total.
O esmalte que cobre os dentes, por exemplo, contém o mineral hidroxiapatite, que é um material bioativo e consegue integrar-se nas estruturas ósseas e suportar o crescimento do osso, sem partir ou dissolver. Este fato deve-se à ligação