Etica x Filosofia
A ética na filosofia estuda os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que maneira elas convivem em harmonia com as demais. O termo ética é oriundo do grego, e significa “aquilo que pertence ao caráter”. A ética diferencia-se de moral, uma vez que, a moral é relacionada a regras e normas, costumes de cada cultura, e a ética é o modo de agir das pessoas.
Para a filosofia clássica, a ética estudava a maneira de buscar a harmonia entre todos os indivíduos, uma forma de conviver e viver com outras pessoas, de modo que cada um buscasse seus interesses e todos ficassem satisfeitos. A ética na filosofia clássica abrangia diversas outras áreas de conhecimento, como a estética, a psicologia, a sociologia, a economia, pedagogia, política, e etc.
Com o crescimento mundial e o início da Revolução Industrial, surgiu a ética na filosofia contemporânea. Diversos filósofos como Sócrates, Aristóteles, Epicuro e outros, procuraram estudar a ética como uma área da filosofia que estudava as normas da sociedade, a conduta dos indivíduos e o que os faz escolher entre o bem e o mal.
A Ética não pode ser flexível - mas precisa ser transgressora
A Ética não pode ser flexível, porque ela é um modelo mental, um modelo de pensamento. Ela representa o paradigma de idéias que envolve o bem comum.
Diferentemente deste postulado, pode-se afirmar qua a Ética é trangressora e é por ser assim que a moral da sociedade evolui.
Por exemplo na sociedade escravista - que tinha como bem comum o escravo - insurgiram-se novas idéias em relação ao bem comum, deslocando-se o eixo do bem para a liberdade.
A transgressão ética simboliza o avanço