trabalho
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21. A Estética, como área de investigação autônoma da Filosofia, distingue-se como tal pelos seus objetos de pesquisa, suas perguntas, problemáticas e métodos específicos. A esse respeito, marque a alternativa que NÃO corresponda a uma caracterização da estética filosófica.
( ) "Existe uma estética não-filosófica, que se diferencia da filosófica menos por seus objetos e mais por seus métodos".
( ) "Os objetos da estética filosófica podem ser não apenas coisas, mas também acontecimentos, situações, qualidades, sentimentos, dentre outros".
(x) "A estética filosófica é a teoria da Arte, do Belo e do conhecimento sensitivo".
( ) "A estética filosófica não é uma teoria do Belo e da Arte porque objetos que não são artísticos e nem belos podem proporcionar uma experiência estética, ou seja, ser possuidores de qualidades estéticas".
( ) "Caracterizar a estética como teoria do conhecimento sensitivo é, por um lado, ampliar demais o seu escopo, vez que o conhecimento sensitivo abrange áreas que não pertencem à estética; por outro lado, é uma caracterização estreita, porque a estética filosófica abrange objetos que não pertencem à percepção sensitiva".
22. Marque a alternativa que NÃO podemos considerar como questões e/ou métodos próprios da Estética filosófica.
( ) "O que é próprio das qualidades estéticas? Que são, afinal, tais qualidades? Que relações existem entre qualidades estéticas e não-estéticas? Como podemos reconhecer qualidades estéticas?".
( ) "As qualidades estéticas existem ou são derivadas de outras qualidades não-estéticas? Se existem tais qualidades estéticas, quais seriam elas? E quais seriam suas relações entre si e com as qualidades estéticas?".
( ) "Como se deve interpretar um juízo estético: é um genuíno juízo valorativo ou uma mera expressão de sentimentos? Se é um juízo valorativo genuíno, pode ser verdadeiro? Se um juízo estético pode ser verdadeiro, como podemos