Etica x biodireito
Ética:
A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento e conduta humana. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência dos costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão em prol do bem pessoal e coletivo. Fazer o bem, o que é certo para si e para a sociedade. E restringe-se ao campo particular do caráter e da conduta humana.
Bioética:
A Bioética é o estudo interdisciplinar entre biologia, medicina e ética (especificamente a ética normativa e da moral humana) que investiga todas as condições necessárias para uma administração responsável dos profissionais dessas áreas em relação à vida humana em geral. E é neste sentido de proteção a vida que usamos os termos Bioética e Biodireito e o dividimos em dois grupos: Macro- Bioética e Micro-Bioética.
A primeira visa o bem da vida no sentido amplo como o estudo das questões ecológicas voltadas para a preservação da vida, e trabalha especificamente as questões persistentes que se manifestam nos grupos sócias e por isso se encontram regulamentadas. Por exemplo: A preservação florestal. Abrangendo as questões de cunho ambiental, como o Meio Ambiente e o Direito Ambiental. Já a Micro- Bioética que é o ramo da bioética que tem por objetivo o estudo das relações entre médicos e pacientes e entre as instituições e os profissionais de saúde, no sentido da proteção da vida humana. Trabalhando especificamente com assuntos emergentes, que nascem dos conflitos entre a evolução da pesquisa cientifica e os limites da dignidade humana. Assuntos esses na área da saúde dos seres humanos e dos animais, que nunca deixaram de estar em pauta, como: aborto, clonagem, eutanásia, ética medica, transgênicos, células tronco e consentimento informado.