ETICA E MORAL
Os conceitos de Moral e Ética, são diferentes mas são usados com freqüência como sinônimos. Moral vem do latim mos ou moris, que tem como significado a maneira de se comportar regulada pelo uso, assim relacionamos o termo moral com costume, e de moralis, morale, adjetivo referente ao que é relativo aos costumes. E a palavra ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de caráter, costume. O sentido que os antigos gregos atribuíam ao homem de bons costumes era o mesmo do homem de boa índole, de bom caráter. Por isso, os termos Moral e Ética se confundem, mas guardam entre si certas diferenças (VASCONCELOS, 2014).
A moral incorpora as regras que temos de seguir para conseguirmos viver em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral e quem as desobedece é uma pessoa imoral. A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, a reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas (BERNARDO, 2011).
Mas, a moral refere-se ao costume que diz respeito aos valores de bem e mal. Esses valores fundamentais estruturam outros, como: justo/injusto, certo/errado, digno/indigno etc. Costumes morais são aqueles que se relacionam com os modelos de bem e mal da nossa sociedade. Todos os dias emitimos julgamentos morais em relação aos nossos comportamentos e aos comportamentos dos outros. Em outras palavras: estamos sempre avaliando os nossos atos e os atos dos outros segundo os valores de bem e mal da nossa sociedade. Nem sempre nós concordamos com os padrões morais da nossa sociedade. Muitas vezes, nós os confrontamos e criamos valores morais diferentes. Isso mostra que a moral aparece em dois setores da vida humana: o âmbito individual e o âmbito social. Mais que isso. Pode dizer que há uma moral individual e uma moral social (CEJARJ, 2014).
Vasnconcelos, 2014, cita as diferenças entre moral