sistemas operacionais
R: Concorrência é o princípio básico para projeto e implementação de sistemas multiprogramaveis. As técnicas da concorrência está presente nos sistemas multiprogramaveis através de técnicas como interrupções, exceções, buffering, spooling e reentrância são fundamentais para um sistema operacional multiprogramavel.
2) Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implantação da multiprogramação?
R: Porque torna possível a implementação da concorrência nos computadores, tendo como elemento básico a multiprogramação para o possível desenvolvimento e evolução das maquinas.
3) Explique o mecanismo de funcionamento de interrupções?
R: Basicamente tem como o devido processo que um sinal de interrupção é gerado para o processador e, após o termino da execução da instrução, o processador identifica o pedido de interrupção, os registros e os conteúdos daquele processo são armazenados na máquina, e o processador verifica qual a rota de tratamento será executada e em seguida carrega os arquivos e os endereços do processo e retoma o procedimento do programa de onde parou.
4) O que são os eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
R: Evento síncronos são eventos que só podem ocorrer um de cada vez, e está relacionado ao mecanismo de execução devido a execução ser resultante direto de uma instrução do programa.
Eventos assíncronos são eventos imprevisíveis, ou seja, podem ocorrer muitas vezes, e as interrupções são decorrentes destes eventos, visto que, não são relacionados `a qualquer instrução de programa.
5) Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção?
R: Exemplos como; divisão de um numero por zero, ocorrência de overflow em uma operação aritmética e outras.
6) Qual a vantagem da E/S controla por interrupção comparada com a técnica de spooling?
R: A operação de E/S