Etica e cidadania
CAPÍTULO 1
O NASCIMENTO DA ÉTICA
1. O Nascimento da Ética
Ética não se constitui num conjunto de pequenas regras, mas em princípios que só podem ser compreendidos no seio de uma comunidade, na complexidade de suas relações, de suas aspirações, etc. A história revela que as discussões sobre a ética remontam o chamado período clássico.
O berço da civilização ocidental, isto é, do modo ocidental de compreender a realidade que cerca o homem, é a Grécia. Foram os gregos que cunharam (moldaram) os termos, os conceitos e as palavras nos seus significados, aos quais fazem referência os estudos do mundo ocidental.
Também
chamados
de
Helenos,
os
gregos
revelaram-se
profundos
investigadores e grandes cientistas como é o caso de Aristarco 1 que viveu entre os anos 320-250 a.C.2 em um lugar cujo nome era Samos. Eles, em suas pesquisas, apresentavam um profundo conhecimento e habilidade para investigação.
Curiosamente, a concepção que os gregos desenvolvem em relação ao seu estudo para com os planetas e sua realidade física é projetada na realidade humana.
Em outras palavras, o que o grego chama de Kosmos3 significa para ele não apenas universo, mas ordem, beleza, harmonia, o qual corresponde ou nosso cosmo que também é chamado de universo e, assim, como o observador encontrava tal equilíbrio
1
2
3
Afirmou, sem os recursos tecnológicos do mundo moderno, que a terra girava em torno do sol, vinte séculos antes da revolução científica no século XVI de nossa era.
A contagem no período histórico antes de Cristo dá-se de modo decrescente (ano 320, ano 321...) até atingir o início do calendário cristão, que seria o primeiro ano de nossa era que hoje se encontra no ano de 2007.
O Termo cosmético, largamente utilizado no ramo comercial de produtos de beleza, origina-se de cosmo.
O nascimento da ética
1
Ética e relações de