gestão da qualidade
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE INDAIATUBA
GESTÃO DA QUALIDADE
INDAIATUBA –SP
ABRIL/2013
GESTÃO DA QUALIDADE
Trabalho de Graduação do Curso
Superior de Tecnologia de
Gestão Empresarial, elaborado sob a orientação do professor
Tadeu Eugênio
Indaiatuba – SP
ABRIL/2013
Política de Qualidade
• Desenvolver novos produtos com mais sabor e refrescância com o objetivo de surpreender nossos clientes com produtos inovadores e de origem sustentável;
• Fidelização e conquista de novos clientes.
• Manter parcerias com nossos fornecedores.
• Fabricar produtos com eficiência e segurança através da melhoria contínuas dos processos;
• Buscar excelência dos nossos produtos e satisfação total dos nossos clientes.
Diagrama de Causa-e-Efeito de Ishikawa
Ele é utilizado para a identificação de direcionadores, ou drivers, que potencialmente levam ao chamado efeito indesejável. Ele é uma ferramenta analítica que, utilizada por um grupo de projeto, parte de um "problema de interesse" e possibilita a ocorrência de "brainstorming" no sentido de identificar as causas possíveis para o problema.
No entanto, no contexto da TransMeth entende-se que o conceito de causa-raiz não é propriamente expresso no Diagrama de Causa-e-efeito. Entende-se aqui que o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta poderosa para a identificação dos direcionadores que potencialmente causam os Efeitos Indesejáveis. Estes direcionadores, por sua vez, também podem ser originados por outras causas raízes.
De posse das seleções dos problemas, é mostrado o diagrama de Espinha de peixe, que dará uma visualização melhor de ações a serem tomadas, obtendo o gráfico abaixo:
O diagrama de Ishikawa conduz a uma miríade de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. O diagrama apresenta como pontos fortes:
• É uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores;
• É uma boa ferramenta de