Etica E Cidadania Almir
Isaac Martins Nunes
Atribuições e Áreas de Atuação do Engenheiro de Produção
Teresina
2015
Isaac Martins Nunes
Atribuições e Áreas de Atuação do Engenheiro de Produção
Trabalho apresentado a disciplina Praticas Interdisciplinares como requisito para aprovação.
Orientador: Prof. Msc. Almir do Nascimento Silva
Teresina
2015
Sumário
1. Introdução
2. Atribuições e Áreas de Atuação do Engenheiro de Produção
3. Conclusão
4. Referencias
Introdução
Desde a Revolução Industrial, as empresas têm evoluído em busca do aumento de produtividade. Inicialmente a preocupação principal era a de descobrir melhores meios de produzir os bens, através da mecanização e da otimização da organização do chão-de-fábrica. Neste período foram desenvolvidas diversas abordagens como o Taylorismo, que se preocupa com a otimização do trabalho, e o Fordismo, que introduz o arranjo das máquinas na forma de linha de produção para atender o mercado consumidor de escala.
Após a Segunda Grande Guerra Mundial, o mercado passou a exigir maior qualidade pelos produtos fabricados, levando ao aperfeiçoamento técnico-funcional dos produtos e a evolução do conceito da qualidade. O conceito de qualidade evoluiu do Nível de Qualidade Aceitável (NQA), calcado nas teorias Tayloristas, para a Gestão da Qualidade Total, baseado na percepção das necessidades do cliente como elemento central da estratégia da empresa.
A Engenharia de Produção surgiu como resposta às necessidades de desenvolvimento de métodos e técnicas de gestão dos meios produtivos, acompanhando a evolução tecnológica e mercadológica que ocorreram ao longo do Século XX.
As atividades principais dos primeiros Engenheiros de Produção estavam voltadas principalmente para a racionalização do trabalho e para a adequação da mão-de-obra à tecnologia introduzida. Com a crescente diversificação e complexidade das atividades produtivas, as mudanças dos hábitos dos