Etica e bioetica na enfermagem
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Luiz Carlos Krause Perin
KOERICH, M.S.; MACHADO, R.R.; COSTA, E.; Ética e Bioética: Para dar inicio à reflexão – Texto Contexto Enfermagem. 2005 Jan-Mar; 14(1) : 106-10
GRACIANO, R.D.; BADIM, M.P.; A influência da ética na enfermagem – Einstein : Educ Contin Sáude. 2009; 7 (1 Pt. 2) : 37-8
Os artigos abordam a crescente necessidade de se integrar a ética nas atividades profissionais, principalmente naquelas ligadas a área da saúde.
Para que seja possível prestar um serviço de atendimento digno ao cliente e que valorize os direitos humanos (beneficência, não maleficência, autonomia e justiça) o profissional deve se atentar aos princípios éticos e bioéticos; deve apresentar postura consciente, solidária e uma visão ampla para as necessidades do cliente (paciente).
Na enfermagem, o contato próximo entre profissional e paciente exige muito mais que o prévio conhecimento do código de ética (aprovado pela resolução COFEN 240/2000). Como proceder em casos onde o profissional se depara com dependentes químicos, portadores de HIV e adolescentes grávidas? É necessário que nestes e em outros casos semelhantes o profissional vá além da própria compreensão e busque respeito e sinceridade para o cuidado ético com o paciente.
Os episódios de ocorrências éticas causados pelos profissionais de enfermagem podem vir a acontecer decorrente do desrespeito aos colegas de trabalho e aos pacientes. Erros no preparo da medicação, por exemplo, acarretam graves problemas no progresso de melhora do paciente, podendo ser causados por falta de atenção (negligência) e por falta de destreza ou conhecimento (imperícia). Portanto, cabe aos profissionais da enfermagem a indagação da ética, especialmente sobre seus deveres e responsabilidades no exercício de atividades assistenciais.
Não é possível estruturar o ensino da ética de forma padrão para que este seja repassado aos diversos cursos