Propagandas ilícitas
Exemplo 1
Comercial Brahma tartaruga.
Comercial onde um caminhão de distribuição do produto passa por um deserto, enquanto uma tartaruga aparentando estar com muita sede é ultrapassada pelo mesmo, então uma lata da cerveja cai entre o caminhão e a tartaruga os dois iniciam uma corrida em câmera lenta até a lata então quando os dois se aproximam da lata a tartaruga inesperadamente se levanta e dribla o motorista do caminhão usando a lata de cerveja a bebe e comemora como se tivesse feito um gol.
Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)
Anexos – Categorias Especiais de Anúncios
Anexo “P” – Cervejas e Vinhos
2. Princípio de proteção a crianças e adolescentes: Não terá crianças como público-alvo. Diante deste princípio, os anunciantes e suas agências adotarão cuidados especiais na elaboração de suas estratégias mercadológicas e na estruturação de suas mensagens publicitárias. Assim:
b. As mensagens serão exclusivamente destinadas a público adulto, não sendo justificável qualquer transigência em relação a este princípio. Assim, o conteúdo dos anúncios deixará claro tratar-se de produto de consumo impróprio para menores; não empregará linguagem, expressões, recursos gráficos e audiovisuais reconhecidamente pertencentes ao universo infanto-juvenil, tais como animais “humanizados”, bonecos ou animações que possam despertar a curiosidade ou a atenção de menores nem contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
3. Princípio do consumo com responsabilidade social: A publicidade não deverá induzir, de qualquer forma, ao consumo exagerado ou irresponsável. Assim, diante deste princípio, nos anúncios de bebidas alcoólicas:
b. Não conterão cena, ilustração, áudio ou vídeo que apresente ou sugira a ingestão do produto.
4. Cláusula de advertência: Todo anúncio, qualquer que seja o meio empregado para sua veiculação, conterá “cláusula de advertência” de maneira ostensiva e enunciada de