Bioética, ética e assistência de enfermagem na área oncológica
Atualmente a palavra ética é um termo comum de se utilizar e aparece a partir do que se caracterizam o senso e consciência moral das pessoas, suas intenções e o porquê das decisões, ações e escolhas no contexto em que vivem.
É de grande importância a compreensão da historia da ética e bioética, pois essa evolução teve um efeito direto na própria formação da enfermagem. A bioética passou a existir, com abordagens de estudos interdisciplinar e multiprofissional, com a ética aplicada aos problemas da vida e da saúde dos indivíduos e coletividade. A mesma surgiu após vários acontecimentos importantes como: denuncias sobre pesquisas biomédicas, transformações ocorridas no processo do ensino e do trabalho em saúde e a era da conquista dos direitos civis.
Existem varias questões da bioética que envolvem os campos culturais, científicos, religiosos e profissionais. São questões que para serem resolvidas dependem de diálogos entre todos os setores da sociedade, buscando um meio de compreensão e debate para determinar os verdadeiros avanços tecnológicos e seus pontos positivos e negativos. Um ponto importante no debate da bioética é a vida e morte, bem como o direito e em que condições de viver o ser humano, salientando que os profissionais da suade devem zelar pelo respeito e pela dignidade da pessoa desde o inicio da vida ate a morte. Outras questões discutidas na bioética são: o aborto, a reprodução humana, que abrange tanto os métodos contraceptivos como também meios de gerar uma nova vida, através de barriga de aluguel, inseminação artificial assistida e fertilização in vitro. A eutanásia, transplante e doação de órgãos, e as pesquisas com seres humanos que devem ser realizadas sem que firam o principio da autonomia, da beneficência, da não-maleficência.
O tratamento e diagnostico do câncer sofreram grandes avanços nos últimos anos. No entanto existem vários conflitos na área da assistência