Etica a Nicomaco
Existem alguns instrumentos que condicionam a vida do homem em sociedade para que assim possa atingir a harmonia social.
Direito e Religião
Há divergências nos setores direito/religião. A religião prega princípios e preceitos, visa a busca da divindade, enquanto o direito busca apenas a justiça "nua e crua", se preocupando apenas com as ações dos indivíduos e punindo-os.
A convergencia entre os dois setores é sem dúvidas alguma "a vivência do bem". Os dois buscam o bem, o direito com a justiça e a religião analisando e cobrando os deveres dos homens como seres divinos.
Religião: "sistema de princípios e preceitos para a realização da vontade divina, com o propósito de conduzir o homem à felicidade eterna."
Direito: Instrumento de controle social, é o Direito Positivo (normas jurídicas de conduta e organização social pelo Estado). Preocupa-se com a Justiça e tem um elemento básico que é a coação (força a serviço do Direito).
Direito e Moral
São dois elementos imprescindíveis na sociedade. Moral: são normas que orientam as consciências humanas em suas atitudes. Preocupa-se com o bem, no sentido integral (de realização) e integrado (condicionamento ao interesse do próximo).
Na moral podemos encontrar alguns setores:
Moral Autônoma: Corresponde a noção do bem que cada um possue. É a moral existente na consciência de cada pessoa em particular. O homem é o legislador de sua própria conduta e arca com todas as consequências.
Ética Superios dos Sistemas Religiosos: Consiste nas noções sobre o bem. Ao acreditar em algo, uma pessoa irá cumprir sem inclinação alguma. Vai seguir todos os mandamentos que lhes forem impostos. É uma moral heterônoma (pois é coloca por terceiros).
Moral Social: É a moral que rege uma sociedade. É o que diz respeito a consciência coletiva. É um conjunto de costumes e condutas de determinada sociedade.
De uma forma clara,