Relações entre pais e alunos
AMERICANA – SÃO PAULO
Maio/ 2014
RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
AMERICANA – SÃO PAULO
Maio/ 2014
RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
BHERING, Eliana; BLATCHFOR, Iram. A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração. Revista Scielo cad. Pesqui.no. 106 São Paulo mar. 1999. Disponível em: Acesso 09 maio. 2014.
SINOPSE
O estudo usa dados qualitativos coletados em entrevistas com “pais” de alunos.
O objetivo é coletar opinião sobre o relacionamento de escola e família e como envolve-los nos aspectos educacionais.
O resultado surge em 3 categorias sendo ajuda, comunicação e envolvimento.
A partir deste estudo constata-se que as mães são as mais envolvidas nos eventos escolares.
RESUMO ANALÍTICO
A relação que se faz entre família e escola é eficaz no que diz respeito a educação e socialização do aluno, contribuindo de forma positiva no sentido escolar e familiar.
Essa relação entretanto não é ímpar, ou seja, cada um faz seu papel individualmente. Mas sobretudo pais e professores devem envolver-se havendo comunicação em ambas partes. Dessa forma, fica mais fácil determinar o curso da vida das crianças.
Em detrimento dos avanços tecnológicos, mães e pais tendo que trabalhar fora, e os dois dividirem as tarefas de casa, fica ainda mais difícil essa cooperação da família com a escola, e a aproximação desses é uma tentativa de rever esses papeis e contribuindo para melhoria na condição de vida e educação das crianças.
O envolvimento dos pais com a escola, tem extrema importância no que diz respeito a compreensão dos objetivos da escola, e do professor com os pais no processo de socialização e cultura, naquilo que ela é, pois há objetivos em comum entre as duas instituições. Isso chama-se