etica a nicomaco
Aristóteles
Dedicando-se à ética
A obra é composta de dez livros, nos quais Aristóteles assume um papel pedagógico de um paipreocupado com a educação de seu filho e, acima de tudo, com a sua felicidade. O tema central da filosofia ética de Aristóteles é a felicidade, pois para ele, a finalidade última do ser humano é a felicidade, ou seja, todos nós queremos ser felizes.
Ao longo dos dez livros, Aristóteles escreve sobre conceitos que estão relacionados com a felicidade, tais como amizade, amor, liberdade, justiça, bondade, entre outros, valorizando muito a amizade, pois todos nós precisamos de amigos, porque são eles queverdadeiramente estão do nosso lado nos momentos fáceis e difíceis da vida.
Para ele, a amizade é um caminho para a felicidade eprecisa de reciprocidade, ou seja, o sentimento deve existir das duas partes e, além disso, não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é fruto de uma vida inteira. Por isso, da mesma forma que não se constrói uma amizade de ontem para hoje a felicidade é a mesma coisa, ou seja, ambas são obras de uma vida inteira.
Muitas pessoas se perguntam o que é a felicidade? É possível ser feliz? Aristóteles responde as duas perguntas.
Pois diz que a felicidade existe e que é possível sermos pessoas felizes, mas para isso é necessário praticar a virtude, que é aquilo que nos inclina para a prática do bem e a busca da felicidade. Virtude é a capacidade humana de aplicar a racionalidade e fazer dela uma coisa prática, colocando a razão sempre acima das paixões. Aristóteles aponta que a virtude é o justo meio, uma medida de equilíbrio entre as coisas.
O filósofo apresenta a idéia de que o homem é um ser racionale que por isso, como foi mencionado no parágrafo anterior, a razão deve dominar as paixões, para que possamos ser pessoas virtuosas e alcançarmos a felicidade. Ainda no que se refere à prática da virtude, enfatiza que é o resultado das nossas ações que pode nos classificar como