Etica- relações pessoais
Com a sua cumplicidade enorme de princípios e significados, também esta ligada a responsabilidade e moralidade, peças que também são princípios que correspondem à ética, criando peças fundamentais para o bem estar e o convívio entre os indivíduos.
As relações interpessoais podem auxiliar no seu processo de autoconhecimento e a manter uma rede de relacionamentos consistente na vida profissional e pessoal.
Para que possamos entender melhor este processo, precisamos responder a aquela pergunta básica: “O que são relações Interpessoais”
As relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando nossos sentimentos e nossos conflitos internos, podemos modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia-a-dia, sejam na empresa, no ambiente organizacional ou em família. O processo das relações interpessoais é muito importante para o desenvolvimento profissional, por isso atualmente nas empresas de recrutamento é feito vários testes específicos para determinar se o candidato tem capacidade de relacionar-se consigo mesmo através de um processo de auto conhecimento, e se ele é capaz de manter relações saudáveis com seus colegas de trabalho.
Por isso para que as Relações interpessoais sejam estabelecidas dentro de uma organização, é necessário que exista um contato entre aqueles que trabalham e uma percepção entre e sobre os indivíduos. O pesquisador e psicólogo Kurt Lewin Maiclhiot realizou uma pesquisa e chegou a conclusão de que “A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estritamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobre tudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”, ou seja, não adianta se ter os melhores funcionários se entre eles não á um bom convívio.
- “Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais."(Dale Carnegie)