Ética pessoal nas relações sociais
ÉTICA PESSOAL NAS RELAÇÕES SOCIAIS.
Josiane Sehn *
RESUMO
O trabalho que segue, busca esclarecer qual a importância da Ética nas relações que ultrapassam a nossa subjetividade. Qual a importância do ser ético na sociedade contemporânea em um contexto globalizado. Mostrando também, como se configura a atual situação política, baseada no neoliberalismo, e caracterizada pelo capitalismo. Qual o papel do indivíduo como cidadão nesta conjuntura em crise, e o que de fato quer dizer, ser cidadão, nesta complexa organização social atual, abordando a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes na construção de uma sociedade justa e igualitária para todos. Palavra-chave: cidadão, organização social, educação.
1 INTRODUÇÃO
Bem sabemos que a organização social tem mudado muito ao longo dos últimos anos.
Talvez não a organização em si, mas a própria essência do ser humano que faz com que a sociedade exista. Toda essa estrutura é muito delicada se levarmos em conta que o seu bom funcionamento depende da ação dos que a compõem.
O que presenciamos na sociedade atual é que a dimensão ética está praticamente ausente das decisões políticas, culturais e sociais. Vivenciamos, contudo, um verdadeiro vazio ético. Presenciamos o caos nas mais diferentes esferas da sociedade. Escândalos e situações constrangedoras que envolvem os próprios coordenadores e responsáveis em garantir a ordem e manutenção desse sistema.
O que cabe então a cada um de nós, cidadãos e seres humanos como parte integrante responsável desse sistema, fazer? Qual o nosso papel nesse contexto capitalistas de “ismos” que insistem em sugar de nós, o que de ético ainda persiste? Serão esses os desafios que me proponho no presente trabalho.
(*) Acadêmica do 4º Período no Curso de Ciências Contábeis - FAI Faculdades. Itapiranga, Setembro de 2013.
2
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Ética e Moral
Para que possamos compreender de fato do que trata esta discussão, é