Portas logicas AND e OR com diodos
HIGOR FREIRE
RAPHAEL MACEDO
WESLLEY TORRES
FACTO - Faculdade Católica do Tocantins
Professor da Disciplina de Circuitos Lógicos Dr. George Brito
Resumo - Neste Experimento ministrado pelo Professor da Disciplina de Circuitos Lógicos como Prática de maneira a aplicarmos a teoria na pratica e entender os circuitos e suas portas lógicas AND E OR e sua relação com a álgebra Booleana.
I. Introdução
Chamamos circuito lógico (ou circuito combinatório) um conjunto de portas lógicas, ligadas entre elas, para responder a uma expressão algébrica. Trata-se, então, de transcrever em esquema elétrico. Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0"
Essa combinação de dois resultados, com agilidade no sistema e compreensão das maquinas e interligações com o ser operador fez com que Em 1854, o matemático britânico George Boole estudasse a combinação da “Álgebra de Boole”.
II. Objetivo
Montar o circuito lógico, com baixa tensão, aplicando o conceito da Álgebra de Boole, para fins de identificação de cada porta. Construir a tabela verdade, aplicar, definir e testar os resultados para verificar a porta AND ou porta OR.
III. Materiais e Métodos
- 02 Diodos
- 01 Resistor
- 04 Fios (conectores)
- 01 Laboratório Analógico Digital KD 8-ES (Protoboard)
- 01 Fonte de alimentação para o Laboratório
IV. Método
Esquematizamos dois circuitos com apenas duas variáveis de entrada.
Aplicando o circuito no Protoboard definimos as portas A e B nos níveis lógicos de entrada. O