eletronica basica
(17/02/11)
Introdução
Elementos com eletricidade iniciaram por volta de 600 a.C. → Tales de Mileto com âmbar + atrito + palha. No século XVIII Benjamin Franklin denominou carga elétrica. → Responsável pelo fenômeno observado por Tales. Também verificou a existência de 2 cargas. →Positiva e Negativa. Então surgiu a 1ª Lei da Eletricida: “Cargas elétricas iguais se repelem e cargas elétricas iguais se atraem.
Já no século XIX, Thompson verificou a existência da partícula elétron. (CARGA ELÉTRICA NEGATIVA).
No mesmo período, Rutherford verificou a existência de outra partícula próton. (CARGA ELÉTRICA POSITICA).
Desta forma, o modelo atômico de Thompson surgiu.
O fenômeno de eletrização pode ser verificado neste modelo, onde um corpo se apresenta carregado negativamente se ganha elétrons e carregado positivamente se perde elétrons. → Ou ainda em estado neutro caso a carga positiva seja equivalente a carga negativa. No início do século XX verificou-se a existência de uma 3ª carga neutra, chamada nêutron, e também o modelo atômico de Thompson deu lugar ao modelo atual.
Definição:
- Eletrização por contado: é o processo pelo qual um corpo eletricamente neutro passa a apresentar um desequilíbrio de cargas, ou pela perda de elétrons, ou pelo ganho de elétrons em contato com outro corpo carregado.
- Eletrização por indução: análogo a eletrização por contato, porém sem o contato físico entre os corpos. Isso é feito apenas pela aproximação destes corpos, é um meio dos elétrons moverem-se.
Diferença de potencial elétrico: A DPE entre dois pontos no espaço é definida como sendo o trabalho necessário para deslocar uma carga de 1 Coulomb de um ponto ao outro. Essa DPE é dada em volt (V).
- Corrente elétrica: é o fluxo