Eletronica basica
Transistor
O transistor é um elemento ativo e principal da eletrônica. Sendo um elemento ativo o transistor é utilizado ativamente na construção dos circuitos lineares e digitais. Os transistores podem ser dos tipos: junção conhecido como bipolar, unijunção e de efeito de campo. Possui limitações em freqüências, tensões e potências. O objetivo no estudo dos transistores é conhecer essas limitações e reunir condições para projeto com esse dispositivo. O estudo deve iniciar com transistor bipolar observando a física do semicondutor, curvas características e polarizações em corrente contínua. Estudar as regiões de operações dos transistores no corte, ativa e saturação e estudo do inversor digital. 1. DIODO DE JUNÇÃO. Antes de estudar a tecnologia de implementação do transistor um estudo rápido de uma junção; a) Características elétricas nos diodos de junção. A figura a seguir mostra numa escala expandida a relação i – v do diodo.
A curva característica do diodo apresenta 3 regiões de operações distintas a saber:
Pág. 1
Prof. Luís Caldas Eletrônica básica Região de polarização direta, definida em v > 0; Região de polarização reversa definida em v < 0 e Região de ruptura definida por v < - VZK. a.1) Para a região de polarização direta. Na região de polarização direta v > 0 a relação i – v é aproximadamente por:
seção transversal do diodo. É uma função da temperatura, da tensão VT chamada de tensão térmica e é dada por:
i IS (e
v nVT
1) , onde IS é a corrente de saturação e é uma corrente proporcional à
VT
kT , onde k é a constante de Boltzmann e igual a 1,38 x 10-23 joules/kelvin e T é q
igual a temperatura absoluta em kelvin igual a 273 mais a temperatura em Celsius e q é o valor da carga do elétron e igual a 1,60 x 10-19 Coulomb. Na temperatura de 20°C o valor de VT = 25,2mV. A constante n tem o valor entre 1 e 2, dependendo do material e da estrutura física do diodo. a.2) Para a região de