Etica Profissional
As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos. Cada profissão tem seu próprio código de ética, que varia ligeiramente devido às vastas áreas de atuação. A partir deste conhecimento, toda profissão contém um código de ética que é distribuído para todos os empregados, que cita os deveres e direitos de todos os profissionais dentro do ambiente laboral determinado.
Este profissional deve seguir tanto valores morais dos padrões éticos quanto as normas e regimentos internos da organização onde trabalha, devendo sempre prezar pela integridade da empresa e o relacionamento com colegas de trabalho.
Assumindo como exemplo a área de atuação mecânica, a responsabilidade, honestidade e proatividade de um engenheiro são valores extremamente valiosos durante a execução, o planejamento e organização de um grande (ou pequeno) projeto.
Ao esconder um hipotético erro calculado por si mesmo, o engenheiro em questão aceita, e se conforma, que os resultados indesejáveis de seu ato irresponsável possam causar males inesperados para quem se utilizar do produto final. O mesmo pode ser dito deste engenheiro caso ele não se prontificar em corrigir os erros de seus colegas , ou apontá-los pelo bem comum do projeto.
Mas não apenas compromisso com a empresa, mas para com os seus colegas de trabalho. Quando um trabalhador dispensa conhecimento de outro trabalhador, ou se recusa em submeter-se à