Megohmetro
Megôhmetro:
Seu princípio de funcionamento consiste em geração e aplicação de uma tensão que pode variar de 500 até 15 000 VCC em um equipamento, fazendo então a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaça de um motor e seu bobinado. O tempo para medir um motor é entre
2 a 5 segundos.
O megômetro, ou Megger, é um equipamento que mede a resistência elétrica e faz teste de isolação em motores e transformadores. O aparelho foi criado em 1904, na Inglaterra Sua principal forma de ação é gerar tensão elétrica de modo a medir a eletricidade e resistência de isolamento dos dispositivos e equipamentos elétricos, como redes de eletrodutos metálicos, transformadores e motores.
Bobinas móveis cruzadas, galvanômetro com bobinas cruzadas, regulador de tensão, gerador de CC manual de 500 ou 1000 V, escala graduada, ponteiro, resistores de amortecimento e bornes para conexões externas. A partir desses componentes, o megômetro produz alta tensão contra a resistência do dispositivo medido e apresenta, pela corrente produzida na medição, qual o valor de resistência do componente inspecionado.
O megômetro funciona da seguinte forma: Ao girar a manivela do gerador, de acordo com a velocidade empregada, surge uma grande tensão. A tensão é então direcionada ao regulador que estabiliza os valores gerados e os transferem para os bornes, que são dois: L e T.
No caso de os bornes estarem abertos, ocorrerá a circulação de corrente pela bobina, denominada B, recebendo tensão através do resistor de amortecimento R.
Se os bornes apresentarem-se na forma fechada, ocorrerá circulação de corrente pela bobina, denominada B1, recebendo tensão através do resistor de amortecimento R1.
Casos os bornes forem fechados por um resistor de valor elevado, a corrente terá intensidade menor, em decorrência da queda de tensão presente no resistor.
O magnetismo ocasionado pela bobina B1 será de intensidade menor, mas não igual, ao campo