ETICA PROFISSIONAL
(AV1)
Aproveitar-se de uma posição de chefia para obter vantagens de outras empresas ou de seus subordinados.
TEXTO FINAL Imaginafilmes S.A era uma grande companhia que prestava serviços ao ramo cinematográfico. Porém, seu presidente interino João Tavares sempre agiu de forma muito pouco profissional, principalmente quando o assunto era licitação de contratos.
Esse tipo de comportamento de João acontecia pois, desde pequeno ele via a sua mãe se beneficiar do cargo que seu pai ocupava como Tenente no alto escalão da Marinha. Ela dava ordens aos militares subalternos solicitando favores pessoais, como se sua casa fosse uma continuidade da base militar, aproveitando-se de um sistema onde a hierarquia prevalecia e o acato às ordens era algo primordial. Os militares de menor patente nunca questionaram e sempre fizeram os favores exigidos, pois tinham receio de terem algum problema com o oficial superior, gerando assim uma situação muito constrangedora para todos da base, menos para a família Tavares.
Baseando-se nesses exemplos, João cresceu com esse comportamento intrínseco em sua personalidade. Desde que haja benefício para sua família e para si próprio, não importa o quão erradas sejam suas atitudes.
Na Imaginafilmes S.A, o empresário nunca se preocupou em abrir uma concorrência ou qualquer outro tipo de processo para estudar qual empresa ofereceria o melhor serviço de dublagem do mercado. João sempre favoreceu a empresa de seu filho, que durante anos prestou serviços sem sequer possuir alvará de funcionamento.
João também tinha uma secretária, que se chamava Carla e sempre se mostrou muito competente e dedicada. Ela era frequentemente elogiada por ele, o que a deixava satisfeita e cada vez mais motivada. Não era incomum Carla prestar a seu chefe alguns favores que nada tinham a ver com seu trabalho, até porque, na sua concepção, facilitar a vida de seu atarefado chefe não era nada mais do que sua