projeto de arquitetura
HISTÓRIA DA ARTE – LIVRO (Resumo)
Os estilos de arte antigos atraem historiados da arte e arqueólogos. Para muitos, quanto mais antigo melhor. É acreditado por eles que a arte pré-histórica é formal, e se baseia na idealização da vida. Já outros acreditam que seja ela natural, se baseando na reprodução e preservação dos elementos já existentes.
Levando em consideração o que já se sabe e pesquisas sobre o tema, a segunda hipótese é sustentada mais facilmente, o naturalismo é tido como prioridade. Ele traduz a realidade de diversas formas.
A arte tão primitiva revela fases de desenvolvimento artístico dos tempos modernos o que se torna um fato bem interessante. É comparado com o impressionismo pela agilidade, com desenhos exatos e capazes de expor movimentos e gestos. Por exemplo, acharam estudos de movimentos que não foram vistos depois de forma semelhante até Degas.
Era representado tudo o que se considerava importante, os objetos eram desenhados de ângulos diferentes e em tamanhos não condicentes a realidade, o que era mais importante era representado de forma maior que a realidade. Era deixado de lado o que não tinha papel importante no contexto do objeto.
Os povos do paleolítico tinham uma vida basicamente pratica, não acreditavam em crenças em qualquer deus e só caçavam ou recolhiam alimentos, acreditavam que a arte tinha o propósito de ser um meio para a obtenção de comida (alimento) A magia era uma crença que os pintores e caçadores tinham. O animal verdadeiro sofria a morte do animal confrontado. Era pragmática, a flecha do desenho mataria o animal e não uma crença em pensamentos ou em milagres.
Na transição do paleolítico para o neolítico foi quando se deu a primeira mudança estilística da história da arte. a estilização geométrica tomou o lugar da atitude naturalista. A intenção era mostrar a ideia e o conceito, assim as representações eram esquemas que sugeriam mais que reproduziam, como