projeto de arquitetura
Disciplina: Projeto de Arquitetura: Loteamentos e conjuntos habitacionais
Professora: MSc Larissa Christinne Melo de Almeida
Memorial justificativo
O memorial de um projeto descreve e/ou justifica a solução arquitetônica – a proposta, relacionando-a ao programa de necessidades, às características do terreno e seu entorno, à legislação arquitetônica e urbanísticas pertinentes e/ou outros fatores determinantes na definição do partido adotado. No caso do justificativo, o memorial deve dissertar sobre a solução de implantação volumétrica adotada, explicitando as idéias e os conceitos que orientaram a concepção do projeto. Explicitando, também, como a conceituação apóia-se nas pesquisas realizadas: análise do entorno e referências projetuais.
O memorial bem escrito permite ao cliente visualizar o projeto a partir das intenções do projetista, proporcionando um melhor entendimento e avaliação da proposta.
Assim, na elaboração do memorial poderão ser utilizados, além dos textos, imagens, fotografias, croquis, diagramas, esquemas e desenhos diversos.
Tópicos:
Terreno: situação, acessibilidade, entorno, topografia, vegetação, recursos naturais, vistas.
Implantação: solução adotada, aterramentos, cortes, nivelamento, paisagem natural, insolação.
Arquitetura: descrever o partido adotado a partir de possíveis aspectos conceituais, do desenho, elementos gráficos e formas propostas.
Aspectos conceituais: programa adotado, contribuições, posição arquitetônica, aproveitamento dos recursos naturais, consumo de energia, segurança, aspectos econômicos, sociais, políticos, etc.
Desenho: fluxos, distribuição espacial das funções, horizontal/ vertical, hierarquia dos espaços, setorização, soluções formais adotadas, etc.
Estrutura: sistema construtivo proposto, tipo(s) de estrutura e sua utilização, fundação, vigas, pilares, vedação, coberturas, locais de utilização, materiais, técnicas, etc.
Do Partido Arquitetônico:
Da análise