etica profissional
MECÂNICO
CURSO: Engenharia Mecânica
PERÍODO: 1º Período
MATÉRIA: Introdução a Engenharia Mecânica
PROFESSOR:
Colatina, 30 de maio de 2013.
INTRODUÇÃO
A ética é caracterizada pelo conjunto de padrões que pautam a conduta humana. Também conhecida como moral, a ética nos leva a reflexão sobre valores adotados, o sentido que damos aos atos adotados e influencia na maneira como tomamos decisões e assumimos responsabilidades em nossa vida, baseados na experiência cotidiana.
A profissão de Engenheiro que tem por definição – engenheiro – aquele que cria, inventa novas coisas, para se adaptar ao meio em que vive, possui diversas ramificações,
como
o
engenheiro
mecânico,
que
cuida
do
desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos, entre outras diversas atividades.
Historicamente a engenharia mecânica está ligada aos projetistas e os inventores de mecanismos movidos a tração humana ou animal, água ou vento ou combinação dos mesmos. Foi oficialmente reconhecida em no ano de 1847 como que lidava com ferramentas e máquinas.
Hoje o engenheiro mecânico está envolvido com o desenvolvimento de uso de diversos materiais e tecnologias, principalmente as que utilizam o computador, resultando em uma ramificação da área, exigindo ainda mais dos profissionais o compromisso ético com sua profissão.
Discutir ética e a profissão de engenheiro mecânico faz-se essencial, uma vez que o princípio do trabalho deste profissional está no uso das ciências naturais, agindo como executor do bem estar, o que pode causar conflitos com a interpretação de natural de certo e errado, o que nenhum código de ética pode cobrir todas as possíveis situações éticas.
1. A ÉTICA
Ética é a reflexão filosófica acerca dos comportamentos dos indivíduos em sociedade. É a ciência que estuda os princípios e valores que constroem o caráter – aquilo que você é.
A ética refere-se aos