etica nos negocios
1 INTRODUÇÃO 3 1. CODIGO DE ETICA DO CONTADOR 4 2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. 9 4.CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O estudo dos temas abordados nesse trabalho tem por objetivo levar a uma compreensão mais profunda sobre A ETICA NOS NEGOCIOS , analisando o caso da empresa, SCHINCARIOL, os contadores encontram-se em situações que dão origem a conflitos de interesse. Aqui veremos como procede uma investigação, o que acarreta e quem paga o preço da fraude. Será que os contadores são os responsáveis de fato pelo ato dos empresários? Agora começamos a discussão sobre a ética na profissão contábil, e o que de fato um contador deve fazer em relação a esse escândalo.
1. CODIGO DE ETICA DO CONTADOR
Art. 1º Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
DOS DEVERES E DAS PROIBIÇÕES
Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade: (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)
II – guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade;
III – zelar