etica no trabalho
INTRODUÇÃO À MORAL
2. Moral
A moral é o conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de homens, assim, o homem moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras do grupo.E a ética é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral, pode-se seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida.
1.1 O caráter histórico da moral o homem submete a natureza por meio do trabalho para garantir sua sobrevivência e para que haja ação coletiva surge a moral, com a finalidade de organizar as relações entre os indivíduos.
Como as sociedade humanas são históricas, mutáveis, também a moral muda com as mudanças da sociedade. A diversas morais de acordo com a diversidade de sociedades. A tese de que o ser humano não é uma ente pronto por natureza ele é aquilo que faz de si mesmo fazendo historia, ele se ato produz. Ao longo da história, houve três formas de fundamentação histórica da moral, que podem ser consideradas falsas:
A primeira e mais difundida coloca Deus como origem e fundamento da moral, considera que as normas morais foram legadas por Deus, conseqüentemente, não estariam à mercê das mudanças históricas.
A segunda considera que a natureza é a origem e fonte da moral. As qualidades morais seriam instintivas, sendo comum aos humanos e animais.
A última afirma que o homem é a origem e o fundamento da moral. Homem entendido como uma essência universal, eterna e imutável, presente em cada ser humano.
A existência do mundo moral é de extrema necessidade, ao ponto que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características fundamentais do homem é ser capaz de produzir proibições.
Há a moral constituída, que orienta o comportamento do individuo por meio de normas e em relação a adequação ou não a estas normas.
O comportamento moral varia de