figuras planas
Polígonos convexos e não convexos
Se os ângulos do polígono forem menores que 180º ele será convexo. Caso tenha um ângulo com medida maior que 180º ele será classificado como não convexo ou côncavo.
Ângulos de um polígono
A soma dos ângulos internos de qualquer polígono depende do número de lados (n), sendo usada a seguinte expressão para o cálculo: S = (n – 2)*180, onde n o número de lados.
A soma dos ângulos externos de qualquer polígono sempre será 360º, baseando-se no seguinte princípio: quanto maior o número de lados do polígono mais ele se assemelha a uma circunferência (possui giro completo igual a 360º).
Icoságono (20 lados): note a semelhança com a circunferência.
Polígono regular e irregular
Todo polígono regular possui os lados e os ângulos com medidas iguais. Alguns exemplos de polígonos regulares. Polígonos regulares
Um polígono irregular é aquele que não possui os ângulos com medidas iguais e os lados não possuem o mesmo tamanho. Polígonos irregulares
Diagonais de um polígono
Diagonal de um polígono é o segmento de reta que liga um vértice ao outro, passando pelo interior da figura. O número de diagonais de um polígono depende do número de lados (n) e pode ser calculado pela expressão:
Triângulo é uma figura geométrica formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos.
Para fazer o cálculo do perímetro de um triângulobasta fazer a soma da medida de todos os lados, asoma dos ângulos internos é sempre 180º. Observando o triângulo podemos identificar alguns de seus elementos:
♦ A, B e C são os vértices.
♦ Os lados dos triângulos são simbolizados pelo encontro dos vértices (pontos de encontros): , , segmentos de retas.
♦ Os ângulos têm duas formas de representá-los: no caso do triângulo ele tem 3 lados,