Etica no sistema de informação na internet
Na história da humanidade, a reflexão filosófica sobre a ética sempre esteve presente em todas as sociedades e culturas. Ainda que não se concentrasse em um corpo organizado de princípios teóricos racionais, os valores morais já prescreviam a identidade de um Ethos na história.
A palavra Ética vem do grego Ethos que tem o mesmo significado de costume, ou seja, aquilo que é exercido com frequência e que muitas vezes fazemos pelo impulso. Na verdade a ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, àquilo que praticamos, ela existe como base para os seres humanos em sociedade. Os princípios da ética tem base na sociedade e não é uma verdade fixa, imutável.
O tema ética é uma discussão muito ampla e complexa, principalmente no campo da filosofia. O Prof. Edimilson Nogueira diz que ao recorrermos aos dicionários de filosofia encontraremos: “em geral, a ciência da conduta”, o que começa a abrir a mente. Como o homem deve dirigir essa conduta e que meios usar?
Existem muitas palavras que se sobrepõe no estudo da ética. Valores é uma delas.
Os valores são, num primeiro momento, herdado por nós. Ao nascermos, o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos, de tal modo que aprendemos desde cedo como nos comportar [...]. Conforme atendemos ou transgredimos os padrões, os comportamentos são avaliados como bons ou maus. (ARANHA; MARTINS, 2004, p.300)
Forjar o caráter das pessoas é muito importante, e para isso o estudo da ética é um exercício de cidadania muito bom, desde que, é claro, o interesse pessoal não se sobreponha ao coletivo.
Pensar e refletir sobre a ética, no contexto atual, não é mais um privilégio da filosofia, é necessidade de todos. Com estas mudanças tecnológicas, somos também impulsionados a mudar, temos que nos adaptar ao mundo em mudanças. Por isso, afirmamos que a modernidade está em crise de paradigma. Perdemos algumas referências passadas, não conseguimos criar