Case zoomp
A marca Zoomp foi criada em 1974, por Renato Kherlakian, com o objetivo de transformar o jeans em artigo de moda para jovens descolados. As primeiras calças jeans da Zoomp, cujo corte vestia as brasileiras como uma luva, foram distribuídas em butiques, freqüentadas por pessoas de alto poder aquisitivo. A marca abriu sua primeira loja no recém-inaugurado Shopping Eldorado em 1981, e nos anos seguintes dominou o mercado, transformando o raio amarelo em um dos maiores objetos de desejo da juventude.
1. Análise da Marca
Segue abaixo a análise da marca Zoomp.
* Oferta de Valor:
* Segmentação:
- Demográfica: Pessoas, em sua maioria mulheres, entre 18 e 30 anos.
- Geográfica: Foi encontrada a variável geográfica, porém em relação a estratégia de marketing e não em relação ao produto em si. As diferenças de estratégias não forem especificadas.
- Psicográfica:
- Comportamental: Os produtos são destinados a pessoas com espírito aventureiro e jovial, antenadas na moda.
* Público-Alvo: O público-alvo da Zoomp configura-se em jovens sofisticados de poder aquisitivo razoável e de muito bom gosto., entre 18 e 30 anos, sendo sua maioria mulheres (em torno de 60%). Esses jovens caracterizam-se por possuírem um gosto singular por moda, um desejo de estar na moda. Além disso buscam um visual moderno, modelagem confortável e atual, visando estar em sintonia com o mundo fashion.
* Posicionamento: A marca implantou um novo conceito de loja ao alinhavar a mesma linguagem para a música ambiente, a cenografia das vitrines e a equipe de vendas, composta por jovens formadores de opinião. Essa nova postura agregou a personalidade da marca ao ponto de venda.
A Zoomp prima transmitir a idéia de jovialidade para jovens “descolados”.
* Concorrência: A Zoomp possui algumas marcas com as quais trava concorrência direta. Entre elas: Ellus, Cavalera, Carmin, Triton, Levis, Vide Bula e Forum.
* 4 P´s:
- Produto: O carro chefe da marca é a calça jeans,