Gestão de projetos
MARCAS
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: 12ª Edição – A Bíblia do
Marketing. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2.006
KELLER, Kevin Lane. - MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Editora:
Pearson – Prentice Hall, 2006.
Módulo A
O Conceito de Produto
Conceito de Produto
Produto “é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis, que proporciona benefícios reais ou percebidos, com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor”. Como se observa, a definição de produto dos autores se alicerça no benefícios que uma “coisa” pode proporcionar ao homem, levando-o algum tipo de satisfação.
Conceito de Produto
A
concepção dos produtos deve levar em conta as características de seus potenciais usuários.
O produto é o cerne de toda a política de marketing de uma empresa, por meio da qual se pode
influenciar o mercado.
Conceito de Produto
Essa política deve contemplar os produtos atuais, assim como estratégias futuras, tais como diversificação de produtos, criação de outros, sustentação dos exigentes e retirada de itens obsoletos.
Na vida empresarial, decisões de produto constituem a base de atuação de uma empresa.
Dimensões de Produto
Dimensões de Produto
A dimensão estética consiste na relação que se dá entre um produto e um usuário, em termos de processos sensoriais, isto é, de experiências sinestésica com o objeto.
A dimensão psicológica dos produtos está em consonância com a estimativa de satisfação que eles podem gerar para seus usuários. Dimensões de Produto
Já a funcionalidade está ligada à utilidade básica prevista para um produto. Em uma cadeira, por exemplo, a superfície do assento deve suportar o peso do corpo do usuário; o arredondamento da borda frontal do assento deve evitar deficiências de circulação nas pernas; o encosto deve servir de apoio à