Etica no serviço publico
Primeiramente, antes de aprofundarmos no assunto sobre ética no serviço público, vem à pergunta principal, o que é ética? Bom, de acordo com o autor Gilberto Cotrim: "A palavra ética, por sua vez, vem do grego ethiros, "modo de ser", "comportamento", e se aplica à disciplina filosófica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e proibições(interdições) próprias a cada um e explicar seus pressuposto, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam." Ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém seja prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social, pois estuda todas as ações decorrentes do comportamento humano.
Em nossa sociedade podemos averiguar que a ética está diretamente relacionada ao padrão de comportamento do indivíduo. O ser humano elaborou as leis para orientar seu comportamento frente as nossas necessidades (direitos e obrigações) e em relação ao meio social, entretanto, não é possível para a lei ditar nosso padrão de comportamento. Quando falamos de ética no serviço publico é quando está fixado a um padrão a partir do qual possamos, em seguida julgar a atuação dos servidores públicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pública, entretanto não basta que haja padrão, tão somente, é necessário que esse padrão seja ético, acima de tudo.Nos debatemos frequentemente com situações onde o individuo não coloca como critério a ética e a moral, sendo assim, acaba destruindo a harmonia em si construída em seu ambiente de trabalho.
Ética no serviço público está relacionado ao comportamento do funcionário referente a um cargo público, com isso, o funcionário deve agir conforme os padrões éticos, com valores morais com o bom senso e outros princípios necessários para ter um ambiente de trabalho