etica na saúde
Profª Nodja
Que tipo de ser é um embrião humano?
- a tese da temporalidade e da relacionalidade da pessoa defende que o embrião é pessoa potencial, um ser pertencente à nossa espécie, mas que ainda não é pessoa plena; é pessoa em vir-a-ser.
Terá o embrião os mesmos direitos da criança, de um adulto ou de ancião?
-se o embrião fosse pessoa de pleno jure, então travar-se-ia um grave conflito entre o respeito incondicional devido à pessoa e sua manipulação nos laboratórios de pesquisa.
Quando começa a existir a pessoa humana?
-esta pergunta se coloca do mesmo modo para a metafisica clássica (pessoa como individuo) e para a fenomenologia (pessoa como existência relaciona). Há três tipos de resposta em debate; a tese biologista, a da maturidade racional e a da ontologia progressista, potencial.
O que defende a tese biologista substancialista?
- a realidade biológica humana é sempre indissociável da pessoa, visto que, se o genoma ou o patrimônio genético esta presente todo inteiro desde a concepção, então esta individualidade biológica humana é pessoa. Ademais, segundo o contexto teológico medieval, Deus infunde a alma racional em cada embrião no instante da concepção.
Para a fenomenologia quando podemos afirmar que é uma pessoa?
-dizer quando o embrião humano se torna pessoa é tarefa da filosofia, do direito, da ética, das religiões e das ciências humanas, que definem o respeito devido ao embrião nos diferentes estágios de seu desenvolvimento, revelados pela ciência.
Explique o que é a teoria da maturidade racional?
- segundo esta tese, a dignidade da pessoa só surge quando há suficiente autonomia para tomar decisões e esboçar um projeto de vida. Neste caso, os indivíduos de nossa espécie, antes do surgimento da capacidade de autonomia, não são pessoas, como, por exemplo, as crianças nos primeiros anos de vida. Segundo Engelhardt considera que estes seres da espécie humana, que ainda não são