MICROECONOMIA
Disciplina: MACROECONOMIA QUESTÕES:
1. Assinale a alternativa que tem a definição correta do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB):
a) Quantidade de bens e serviços produzidos no Brasil e no exterior, somente por brasileiros (famílias e empresas), no período de um (1) ano.
b) Quantidade de bens e serviços produzidos no Brasil, somente por brasileiros (famílias e empresas), no período de um (1) ano.
c) Quantidade de bens e serviços produzido somente por brasileiros (famílias e empresas), independente se no Brasil ou no exterior, no período de um (1) ano.
d) Quantidade de bens e serviços produzidos no Brasil, independente da nacionalidade dos agentes econômicos (famílias e empresas), no período de um (1) ano.
2. De acordo com o conteúdo visto sobre os economistas Clássicos, marque a opção correta:
a) Para os Clássicos a riqueza de um país está na terra e para os Mercantilistas na oferta de bens e serviços no mercado externo;
b) A moeda só tinha valor de troca tanto para os Clássicos como para os Mercantilistas;
c) A frase de Adam Smith “A oferta cria sua própria demanda” era utilizada também pelos Mercantilistas para justificar o incentivo a abertura de fábricas e outros comércios;
d) Para os Clássicos a economia encontrava-se sempre em equilíbrio. Para os Keynesianos o equilíbrio depende do nível de demanda agregada.
3. Foi observado que em um país o PIB nominal aumento 2 anos seguidos, mas o PIB real caiu nos mesmos 2 anos. Como isso ocorreu? Formule um exemplo numérico para ilustrar essa possibilidade.
4. Em um país o PIB é maior do que o PNB, isto é possível por que?
5. Para os economistas clássicos, a moeda nacional:
A
Só era eficaz como meio de trocas já que não afetava variáveis reais.
B
Tinha a capacidade de alavancar a produção e o emprego na economia.
C