Etica na Política
O dicionário define ética e política da seguinte maneira: ética vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”, é a forma de vida adquirida ou conquistada pelos homes, bem como, princípios e valores que orientam pessoas e sociedade; política é determinada como a ciência do governo dos povos, direção de um Estado e determinação das formas de sua organização, conjunto dos negócios de Estado, maneira de conduzi-los. Atualmente, realidade política em geral vem entrando em conflito com a realidade da ética e isso é o que nos faz refletir sobre o problema de ética na política.
Muitas pessoas consideram que ética e política são como água e óleo, ou seja, não se misturam. Quando falamos sobre a relação entre ética e política não há uma resposta fácil, gerando um grande debate sobre o assunto. Os políticos buscam resultados a qualquer preço e isso diminui os atos políticos a qualquer avaliação moral, dissociando o indivíduo do coletivo. É comum acompanharmos nas mídias e na imprensa as notícias sobre corrupção e falta de moral entre os nossos governantes. Grande parte dos políticos – eleitos por voto popular – lutam em benfeitoria própria, para aumentarem os próprios salários e outros benefícios ao invés de lutarem em prol da população.
Trazendo essa realidade para o nosso país, o Brasil aponta inúmeros casos que marcam a história da nossa política “suja”. Um bom exemplo é o caso do ex-presidente Fernando Collor de Mello, presidente eleito por cerca de 35 milhões de brasileiros e no decorrer da sua jornada política foram descobertos superfaturamentos, cobrança de propina, fraudes e muitos outros fatos que vieram à tona sobre o seu governo. Casos como a máfia do sanguessuga, os vampiros da saúde, o escândalo da Sudam e do banco Marka também foram levados ao conhecimento público. Collor passou por um difícil e longo processo de “impeachment”. Acredito que a desordem política no Brasil, com o passar das décadas, vem aumentando de forma