etica arquivistica
Ética Profissional
Alunos: Anderson Gabriela F. Freitas Janaína Luis Fernando Ayres Valdirene
Analise dos Códigos de ética Brasil X Moçambique
O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão de uma determinada profissão ou empresa. Ele serve para que o profissional não use e/ou abuse de suas atividades, norteando e dando parâmetros para os procedimentos profissionais.
O conteúdo do código de ética é formado de um conjunto de políticas e práticas específicas, abrangendo os campos mais vulneráveis, e surgiram da necessidade de existir uma ordem que elimine conflitos e principalmente evite que se macule o bom nome e o conceito social de uma categoria.
A arquivologia brasileira é carente no que diz respeito a um código de ética profissional. Não existe um código específico, criado no Brasil, que atenda a real necessidade dos profissionais da informação de nosso país. No que diz respeito a regras de conduta, ICA - INTERNACIONAL COUNCIL ON ARCHIVES é o único meio para orientar os arquivistas de como agir moralmente no meio profissional.
O ICA é composto de dez itens, na tradução brasileira, todos vêm acompanhados de comentários, que visam orientar o arquivista em sua conduta perante a profissão.
São eles:
1. Os arquivistas mantêm a integridade dos arquivos, garantindo assim que possam se constituir em testemunho permanente e digno de fé do passado.
O primeiro dever dos arquivistas é de manter a integridade dos documentos que são valorizados por seus cuidados e sua vigilância.
2. Os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos em seu contexto histórico, jurídico e administrativo, respeitando, portanto, sua proveniência, preservando e tornado assim manifestas suas interelações originais
.... os arquivistas se pautam pelos princípios arquivísticos que regem a criação, a gestão e a escolha da