bancos de capacitores
MONITORAMENTO DA CORRENTE DE DESEQUILÍBRIO DE NEUTRO
Heldemarcio L. Ferreira (1)
Marcos R. de M. Lima (2)
Marcio E. C. Brito (3)
RESUMO
Neste trabalho é apresentado um procedimento para monitoramento de bancos de capacitores que se baseia na medida “on-line” da corrente de desequilíbrio de neutro, utilizando a base de dados disponível no sistema supervisório de automação. A partir desse parâmetro, é efetuada uma análise preditiva, visando inferir a degradação das células capacitivas em operação. De modo a propiciar um gerenciamento adequado das intervenções sobre a aludida instalação.
PALAVRAS CHAVE
Análise preditiva, Banco de capacitores, Célula capacitiva, Degradação, Diagnose,
Monitoramento, Sistema supervisório de automação.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o setor elétrico brasileiro vem atravessando grandes transformações, que foram intensificadas a partir de 1995 com o processo de privatização das empresas estatais de energia elétrica. Nesse contexto, a Celpe –
Companhia Energética de Pernambuco – detentora da concessão dos serviços públicos de distribuição de energia elétrica para o Estado de Pernambuco, foi adquirida pelo Consórcio Guaraniana S.A. no dia 17 de fevereiro de 2000 e sua abrangência é sumariamente representada pelo quadro abaixo:
Quadro 1 - Dados de mercado
Área de concessão
102.745km²
Quantidade de municípios
186
População Total do Estado
7.918.344habitantes
Total de clientes
2.340.896
Fonte : http://www.celpe.com.br
(1) Sócio da ABRAMAN, regional XII; Analista de Manutenção do Dep. de Eng. e Manutenção da Celpe; Eng. Eletricista, Msc. Eng. de Produção e Doutorando em Eng.Elétrica UFPE; Diretor da ENGEA; Professor do CEFET-PE e da Pós-Graduação em Gestão da Manutenção UFPE.
(2) Gestor da Unidade de Manutenção de Subestações do Sertão do Departamento de Eng. e
Manutenção da Celpe, Eng. Eletricista e Especialista em Gestão da