banco capacitores
Capacitor
É um dispositivo capaz de gerar um fluxo de energia elétrica reativa capacitiva, ou seja, com fase oposta à energia reativa dos dispositivos indutivos, diminuindo os valores de perda e queda de tensão no sistema elétrico de corrente alternada.
Cargas não lineares
São cargas que respondem não linearmente à aplicação de uma tensão gerando correntes de amplitude deformadas pela presença de harmônicas.
Banco capacitivo
É um conjunto de unidades e seu respectivo equipamento de montagem, manobra, proteção e controle, em um mesmo todo.
Carga instalada
Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).
Potência ativa
É a capacidade real das máquinas de produzirem trabalho útil e sua unidade é o quilowatt (kW).
Potência reativa
É a potência utilizada para produzir o fluxo magnético necessário ao funcionamento das cargas indutivas (motores, transformadores, reatores, etc.) expressa em quilovolt-ampère reativo (kVAr).
Energia elétrica ativa
Energia elétrica que pode ser convertida em outra forma de energia, mecânica (do eixo do motor), térmica (que aquece a água do chuveiro), etc. É medida em quilowatt-hora (kWh).
Exemplo: Quando uma carga com potência elétrica de 10 kW é mantida ligada durante uma hora e meia, é consumida a energia elétrica de 10 kW x 1,5 h = 15kWh.
Energia elétrica reativa
Energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho. É expressa em quilovolt-ampère-reativo-hora (kVArh).
Exemplo: Quando uma carga com potência elétrica de 10 kVAr é mantida ligada durante uma hora e meia, é consumida a energia elétrica de 10 kVAr x 1,5 h = 15kVArh.
Potência aparente
É a potência total absorvida por uma instalação elétrica, usualmente expressa em quilovolt-ampère (kVA).
É obtida pela