Banco De Capacitores Partx
937 palavras
4 páginas
1. Banco de Capacitores (compensação reativa)Em cargas indutivas, há necessidade de potência reativa, para excitar os ramos de magnetização. Nas indústrias, a maioria das cargas são indutivas. Em sistemas de potência, também há necessidade da corrente de magnetização. Para minimizar as perdas devido a essa energização, podemos usar compensadores reativos, a fim de fornecer a potência necessária para magnetizar o sistema.
BANCOS DE CAPACITORES são conjuntos de capacitores, que têm como principal função a compensação reativa capacitiva, compensando o fator de potência, e melhorando alguns aspectos no sistema, como aumentar a tensão nos terminais da carga, reduzir as perdas na transmissão, entre outros.
Levam vantagem em relação a outros compensadores, como compensadores estáticos e síncronos, devido a fatores como custo menor, maior facilidade de instalação e manutenção, etc..
A COMPENSAÇÃO de energia reativa feita através de bancos de capacitores que devem ser inseridos no sistema com potência e tensão apropriadas para cada nível de tensão e potência dos elementos conectados.
Os bancos de capacitores podem ser instalados de duas maneiras: em derivação ou em série com o alimentador de distribuição. Os bancos de capacitores em derivação são amplamente utilizados pela sua fácil instalação e operação e consequentemente baixo custo. Os bancos de capacitores conectados em série compensam a reatância indutiva da linha proporcionando uma elevação da tensão instantânea com o aumento da carga, podendo ser comparado com um regulador de tensão que se relaciona proporcionalmente com as variações de corrente. As principais desvantagens são as dificuldades de proteção do capacitor, controle e problemas de ferro-ressonância, fazendo com que os capacitores em série sejam pouco utilizados em redes de distribuição.
Como o FATOR DE POTÊNCIA do alimentador deverá ser o mais próximo possível da unidade, não devendo ser adiantado, a correção de tensão pela instalação de bancos de