Banco de capacitores
Curso Médio Integrado em Eletrotécnica
Disciplina: Sistemas Elétricos de Potência
Professor: Diego
Turma: 302
BANCO DE CAPACITTORES EM DERIVAÇÃO
COMPONENTES: Arthur Williams Nº 04 Bruno José N° 05 Bruno Vinícius Nº 06
Teresina – Pi
Maio de 2009
BANCO DE CAPACITORES EM DERIVAÇÃO
Para uma melhor compreensão, vamos começar com o conceito de alguns aspectos construtivos de um banco de capacitores em derivação.
Alguns Aspectos Construtivos
➢ Capacitor Individual Estes capacitores têm uma composição diferente dos comuns, pois agora vão suportar tensões mais elevadas. A parte ativa principal usada na construção destes capacitores consiste em papel ou filme (polipropileno) ou papel e filme, alumínio e liquido de impregnação, sendo que neste ultimo dá-se preferência aos biodegradáveis. Há alguns anos atrás o óleo impregnante era o asquarel (pentaclorodifenil), que, por suas características adversas à saúde e ao meio ambiente, tornou-se necessária a sua substituição. Nas unidades capacitivas mais modernas, já se encontra um impregnante de nome químico isopropildifenil que atende às propriedades físicas como o asquarel e possui a vantagem de ser biodegradável. A figura a seguir mostra um capacitor individual.
➢ Unidade Capacitiva
Uma unidade capacitiva, ou lata ou célula é o conjunto formado por associação série/paralelo de capacitores individuais. Seus componentes básicos são principalmente: capacitores individuais, resistor interno de descarga e fusíveis (internos ou externos). Algumas unidades capacitivas mais modernas não usam, na sua proteção, fusíveis, ou seja, não possuem fusíveis.
O resistor interno de descarga tem por objetivo reduzir a tensão nominal do sistema até 50 V ou